segunda-feira, dezembro 11, 2006

Fidel x Pinochet 01

1-) Com honras militares e sem honras de chefe de estado

Acabo de ver o Bom Dia Brasil da Globo e os comentários de Miriam Leitão e Alexandre Garcia me chamam a atenção.
Alexandre , muito lúcido dá timidamente um toque nas virtudes de Pinochet, ele já entrevistou o Pinochet e deve conhece-lo bem. Miriam Leitão não, ela disse que crimes não podem ser perdoados por progressos econômicos e que na democracia o Chile teve melhor performance econômica. Verdade, ela se esquece que Pinochet com a mão de ferro criou as condições para estes avanços. Não podemos ser indulgentes com crimes e estes devem ser punidos como os de qualquer um ditador ou criminoso.
Gostaria de saber como ficarão Fidel e Pinochet perante a história de maneira geral.
Pinochet chegou no momento que Alende queria implantar no Chile regime semelhante ao de Fidel, graças a Pinochet isso não aconteceu e hoje o Chile é disparado o melhor país da América do Sul, em quase todos os indicadores, mas principalmente o da liberdade e justiça.
Uma nação não se faz em um governo, ou em um mandato, mas pelas pessoas que ali passam. Ditaduras são execráveis sempre, liberdade e democracia o verdadeiro e desejável regime. Se o país passou por problemas políticos a virtude e os defeitos devem ser debatidos. Na maioria dos casos as virtudes são menores que vícios e erros, alguns duram muito, outros menos.
A história julgará todos se não nos embebedarmos pelo lixo ideológico presente até hoje no mundo global e na sociedade da informação e conhecimento, infelizmente.
Não estou defendendo os crimes de Pinochet, mas sim o tratamento que lhe é dado pela mídia em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário