1-) Uma análise com os números finais
Olhando o resultado final das eleições, compilamos algusn dados e chegamos a algumas conclusões:
Total de votos válidos Brasil: 95.996 milhões de votos.
Nos estados mais populosos e que representam 72% dos votos válidos, SP,MG,RJ,BA,RS,PR,PE,CE,SC,GO,DF e MS podemos afirmar:
Alckmim ganha na maioria, perdendo no Ceará, Bahia e Pernambuco.
O total de votos nestes estados:
Lula: 34.820 milhões
Alckmim: 33.086 milhões
Diferença: 1.734 milhões pro Lula nos estados com 72% dos votos.
Podemos inferir que mesmo com a diferença a favor de lula nos estados menores permanecendo como está e também nos estados do CE, PE e BA onde tem larga margem, ainda assim Alckmim pode tirar a diferença nos estados de SP, MG, RS, PR onde teve a maioria.
Os votos dos outros candidatos podem até migrar meio a meio, mas Alckmim leva ligeira vantagem com certeza. A abstenção deve aumentar e isso prejudica Lula, pois no nordeste é maior esta tradição.
São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná podem dar a vitória a Alckmim se aumentada a margem do primeiro turno.
Pelo peso seria suficiente para cobrir a surra no Norte e Nordeste, já esperada.
Fatos novos podem complicar Lula, mas ele tem garra e vai lutar muito. O próximo debate promete pela reação de Lula ao agressivo e guerreiro Alckmim. Não será no mesmo tom para nenhum dos dois. Acho que as campanhas via net e debates não atingem o grosso do eleitorado Lulista, mas a mídia hoje é democrática e o eleitor mais consciente, mesmo o incauto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário