domingo, setembro 24, 2006

Tem chance ainda?

1-) Segundo turno ou não?

Clicando no título vamos ao link no Estadão que dá resultado de pesquisa recente, (uma semana antes da elição).
Podemos constatar que os últimos pecados do PT e amigos do presidente tocaram sim na intenção de votos e ameaçam o favoritismo de Lula ganhar em primeiro turno.
A margem de segurança para ganhar a eleição no primeiro turno (10 pontos acima da soma de todos os outros candidatos, segundo Antônio Lavareda) caiu tramaticamente e está em 2%. Se acontecer o previsto e visto nas eleições anteriores, a perda de votos nas regiões (nordeste e norte) de maior peso da intenção de Lula, vai inevitavelmente levar a eleição para o segundo turno.
O Ganho será geral: A eleição em 2 turnos vai baixar a bola do presidente candidato e fará bem a democracia. Será outra eleição e Lula terá que enfrentar o debate claro e os questionamentos de seus erros sem os meios usados agora. Lula continua favorito, mas podemos ver uma virada, já aconteceu antes casos assim e a fragilidade e nervosismo do candidato explicam a mudança. Outro dado: o índice de rejeição dele voltou a ser o maior, 30%. Alckmim tem 19%. Este dado pode ser vital para o resultado no segundo turno. Lula ainda é favorito, mas o gato subiu no telhado.
Tenho visto pouca propaganda de Lula, digo, adesivos em carros, bandeiras, etc. Outro dado, conheço muito poucas pessoas que votarão em Lula. Tudo bem, o voto dele está em outra camada social, talvez onde não eu tenha acesso, mas mesmo assim, as pesquisas podem sofrer reveses. Vamos ver a "boca de urna". Acho que a intenção de voto em Lula mostra o famoso "voto envergonhado".
Seja o que Deus quiser, mas o PT faz trapalhadas que podem comprometer o Lula e já mostram o que pode ser o segundo mandato dele. Espero ainda que a oposição seja responsável, ou que o povo dê a lição a quem de direito, resgatando a dignidade e esperança.
Vamos ver, semana que vem teremos o desfecho da história toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário