sábado, setembro 30, 2006

Manipulação de dados com pesquisa eleitoral?

1-)Será verdade?
Isso pode ser gravíssimo se provada a manipulação ou tentativa via pesquisas eleitorais.
Um atentado contra a democracia e a eleição.
Será que compaheiros tentam outra lambança?
Não deverá ser fato isolado se isso for mesmo verdade, outros institutos podem fazer parte da trama. Muita coincidência acontecer logo com o maior e mais conceituado.
As urnas amanhã falarão a verdade dos fatos!
Para a própria auto sobrevivência eles tem obrigação de acertar ou errar por pouco.
Sempre ouvi histórias deste tipo, mas me recuso a acreditar, ou me recusava?
Coluna do Claúdio Humberto hoje dia 30/09/2006.
Para ver mais clique no título.


30/09/2006 14:50
Ibope sob suspeita também na Paraíba

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba acatou ontem a representação com pedido de liminar impetrada pela Coligação Paraíba de Futuro, que solicitou a suspensão da pesquisa de opinião pública encomenda pela Rede Paraíba de Televisão ao Ibope que seria publicada neste final de semana. O relator, juiz eleitoral José Tarcísio, foi voto vencido. O Procurador Regional Eleitoral, José Guilherme Ferraz entendeu que na pesquisa havia indícios de irregularidades, tais como a falta de proporcionalidade do número de entrevistados com o número do eleitorado pertencente às regiões pesquisadas. Por exemplo: a pesquisa realizada na meso-região da Borborema onde existem 25 mil eleitores acima de 16 anos e apenas 14 pessoas foram entrevistas, quebrando assim, segundo Ferraz, a proporcionalidade. O mesmo caso foi constatado na região do Curimataú onde o eleitorado é o dobro - 158.420 pessoas - e somente 40 foram entrevistadas. A Corte Eleitoral decidiu acompanhar o voto do procurador, que solicitou a suspensão da publicação da pesquisa. Os advogados da Rede Paraíba de Televisão recorreram da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral.

30/09/2006 14:02
TRE-TO atesta: Ibope manipulou pesquisa

Em decisão rara, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins proibiu a divulgação de pesquisa do Ibope por entender que ficou comprovada a manipulação do resultado da pesquisa anterior, que apontava o favoritismo dos candidatos Marcelo Miranda (Governador) e Kátia Abreu (senadora). Segundo análise do relatório registrado no TRE, houve direcionamento na amostragem do público da pesquisa. O Ibope usou 46% dos questionários para pesquisar eleitores com 2º grau e de nível superior, o que não corresponde à realidade do Estado. Dados oficiais do TRE confirmam que o eleitorado do Estado é composto de apenas 13,25% da população têm 2º. grau completo e nível superior. Desta forma, o Ibope é eacusado de direcionar os resultados para favorecer o grupo do atual governador Marcelo Miranda, que enfrenta o ex-governador e fundador do Tocantins Siqueira Campos e seu filho, senador Eduardo Siqueira Campos, que é candidato à reeleição. A metodologia para a próxima pesquisa, que seria divulgada neste fim de semana, é ainda mais distorcida. Segundo o próprio Ibope, que já havia registrado no TRE data para divulgação de pesquisa, o universo pesquisado seria de 100% de entrevistados com nível superior, representando, mais uma vez, indício claro de favorecimento dos candidatos Miranda e Abreu.

SEGUNDO TURNO É QUASE CERTO!

1-) Compilando as últimas notícias um dia antes do pleito

Sob o impacto do acidente com o jato da Gol, fato inexplicável e logicamente quase impossível de acontecer, vamos ver o que consegui enxergar:

a- O Debate da Globo teve 31 ponto de audiência, 53% das TVs ligadas na emissora, audiência alta para o horário. Cristovam deu um show na minha ótica, ele vai aumentar seus mirrados 2%, podem apostar. Lula perdeu, mas se comparecesse perderia mais, a estimativa da mídia: 2%, que encurta tramaticamente a diferença para a soma dos outros .

b- Aécio com sua força e prestígio acelera o devagar Alckmim em Minas e vai reduzir a diferença nesta reta final. Lula perde no Sudeste, mas ganhava em Minas. Agora a diferença cai, quem sabe a força do Aécio pode até surpreender virando a favor do tucano. Alckmim menciona pesquisa própria confirmando a tendência e esbanjando otimismo com o segundo turno.

c- Pesquisa Vox Populi que será divulgada hoje na Band mostra que a chance de segundo turno aumentou radicalmente. Considerando que pesquisa é retrato do momento, podemos inferir que já a uma semana os números desfavorecem Lula com queda e aumento dos outros.

d- As fotos do dinheiro apreendido com os atabalhoados petistas na mídia acaba estragando o favoritismo de Lula para vitória no primeiro turno. A Rede Globo atua certo, deveria ocultar por acaso? Podem saber que o impacto é grande. Lembram-se da Lunnus e Roseana?

e-Lula anda irascível e agressivo, antecipa o problema? Dizem até que acentuou seus hábitos sociais e fala mais palavrão que de costume.


O show de Cristovam, o dinheiro na mídia, as tendências das últimas pesquisas mostram que o segundo turno se aproxima com força. A mídia sinalizando para o segundo turno e o nervosismo do PT e de Lula podem ser mais que um prenúncio. Ambos candidatos trabalham com suas próprias pesquisas e a inércia apresentada pode confirmar o segundo turno. Domingo veremos, mas ainda tem um dia, se está ruim para Lula só pode piorar.
Lula deve se preparar, teremos outro pleito, diferente deste, as tendências dos números agora confirmando o inferno astral do petista podem virar o resultado.
Eleição e mineração só após a apuração, mas alguma lógica estes fatos têm. Vamos ver, mas os últimos acontecimentos prometem.
Estes dados foram compilados de Blogs, sites e jornais de Hoje.

quinta-feira, setembro 28, 2006

Números recentes da eleição!

1-) Existe algo acontecendo no Brasil que precisa ser avaliado

A distribuição de votos por região, segundo levantamento do Ibope, dispensa comentários:
São Paulo - Lula perdeu 3 pontos percentuais e caiu de 37% para 34%, Alckmin subiu 2 e foi de 42% para 44%, ganha Alckmim com 10 pontos de vantagem.
Sul- Alckmin subiu de 46% para 48% e lidera, com vantagem, Lula perdeu 4 pontos caindo de 34% para 30%.
Norte/Centro-Oeste- Alckmin teve expressiva subida de 6 pontos porcentuais, saindo de 31% para 37%, Lula, que oscilou de 50% para 49%, Lula ganha mas diminuiu a diferença.
Nordeste- Lula mantém extrema vantagem, mais uma vez desequilibra a disputa presidencial. Lula oscilou 2 pontos para cima, de 67% para 69%, o suficiente para compensar a perda no Sul. Alckmin, que vinha crescendo na região, perdeu mais 2 pontos e caiu de 19% para 17%.”

Ainda é cedo, mas talvez após análise dos votos apurados e computados constatemos que vivemos dois países. Um de pessoas esclarecidas e informadas e o Brasil real que deve eleger Lula. Será importante análise dos votos por faixa etária, faixa de renda e idade. A votação de Lula será desproporcional em caso inédito em eleições brasileiras. Antes ganhava o candidato com votação uniforme nas faixas sociais e regionais.
Minas Gerais dá vitória a Lula com margem expressiva, mas como no Brasil precisamos olhar também onde serão os votos de cada um.
As chances de segundo turno são controversas na opinião de analistas e jornalistas. A margem dada ontem de 5% de Lula sobre a soma dos outros candidatos não é segura para afirmar se haverá segundo turno ou não.
A perda de votos é grande no Nordeste onde se concentra a maior fatia do eleitorado de Lula. Confirmando-se séries históricas de mapas eleitorais, Lula pode se preparar para o segundo turno. A diferença que lhe dá vantagem irá pelo ralo com a abstenção e votos nulos e brancos do Nordeste conforme registrado em outras eleições. Perda de 9%, ou seja, Lula não confirmará na urna real a intenção declarada.
Outro fato relevante:
Lula deve comparecer ao debate da Globo, é tarde e não atingirá bons indicadores de audiência, mas os comentários serão inevitáveis no "day after".
Lula pode se dar bem ou se dar mal, mas qualquer previsão é futurologia. Uma coisa é certa, ele vai apanhar com força dos outros candidatos. Não indo fica a imagem do fujão, tática equivocada adotada por políticos brasileiros. Nos Estados Unidos se candidato faltar ao debate perde a eleição na certa.Vamos ver o que acontecerá. Segunda, saberemos, ou melhor na pesquisa de boca de urna os institutos que eventualmente tentam trabalhar as margens de erros farão a correção do rumo.

quarta-feira, setembro 27, 2006

Fatos e dados! O argumento perde força frente a informação!

1-) Comparações

Não canso de dizer: Precisamos crescer, crescer e crescer. Só atingiremos a justiça social assim, a velha máxima de Delfim Neto no milagre econômico (década de 70): Precisamos crescer o bolo para depois dividi-lo é verdade inexorável. O Brasil cresceu em média 9,7% durante o milagre só para os mais jovens entenderem.

Vejam alguns dados de 2006- Fonte Revista Época

Gastos do governo: 1996: 14,3% do PIB
2006 : 17,6% do PIB
Dívida Pública: 2000: 563 bilhões de reais
2006: 1.039 bilhões de reais

Carga tributária: 1996: 27,3% do PIB
2006: 39,4% do PIB


Comparação de Juros com outros países:


Brasil: 14,25% ao ano
Índia: 6,0 % ao ano
Chile: 5,25 % ao ano
México: 7,0 % ao ano
Só para comparar com países semelhantes ao nosso. Desconta-se a inflação e continuamos campeões do globo terrestre.

Crescimento econômico:

China: 9,5%
Argentina: 7,5%
Rússia: 6,0%
Chile: 7,0%
Índia: 6,0%
Brasil: 2,9%

Não tem jeito, ou mudamos ou afundamos cada vez mais. A banca agradecida vai acabar devolvendo tudo que ganhou. Indicadores não mentem, a verdade é enxergada só pela elite ou por pessoas informadas?
Não me conformo. Existe algo estranho acontecendo no Brasil e após as eleições precisamos estudar averiguando melhor.

Estarrecedor, mas para cada 1% a mais de crescimento que atingíssemos teríamos:
280 mil pessoas saindo da linha da pobreza
270 mil novos empregos
US$ 5 bilhões de exportações

Ciclo virtuoso alimentado com o combustível da prosperidade.

Ou seja, querem justiça social e inclusão mais certa do que esta?
Assistencialismo ou crescimento?
Vamos ver o vai acontecer nos próximos 4 anos.

Afirmo com todas as letras e forças que tenho: COM JUROS ALTOS ENCHEMOS OS BANQUEIROS DE DINHEIRO E NOSSO FUTURO ESTÀ COMPROMETIDO

segunda-feira, setembro 25, 2006

Vacas suiças ganham US$ 3,00 por dia.

1-) Esta é uma das distorções que subsídios europeus causam

Clique no título para ver matéria completa!

Segundo dados do Banco Mundial, uma vaca européia recebe em média US$ 2,50 por dia em subsídios, enquanto 75% da população africana vive com menos de US$ 2 por dia. Na Suíça e na Noruega, esse valor é ainda mais alto para os animais, conforme reportagem publicada nesta segunda-feira no jornal O Estado de S. Paulo.

Francamente, é um absurdo, mas qual é a saída?
Uma nova ordem mudial com as regiões sendo distribuídas pela sua vocação produtiva podem corrigir isso.

domingo, setembro 24, 2006

Tem chance ainda?

1-) Segundo turno ou não?

Clicando no título vamos ao link no Estadão que dá resultado de pesquisa recente, (uma semana antes da elição).
Podemos constatar que os últimos pecados do PT e amigos do presidente tocaram sim na intenção de votos e ameaçam o favoritismo de Lula ganhar em primeiro turno.
A margem de segurança para ganhar a eleição no primeiro turno (10 pontos acima da soma de todos os outros candidatos, segundo Antônio Lavareda) caiu tramaticamente e está em 2%. Se acontecer o previsto e visto nas eleições anteriores, a perda de votos nas regiões (nordeste e norte) de maior peso da intenção de Lula, vai inevitavelmente levar a eleição para o segundo turno.
O Ganho será geral: A eleição em 2 turnos vai baixar a bola do presidente candidato e fará bem a democracia. Será outra eleição e Lula terá que enfrentar o debate claro e os questionamentos de seus erros sem os meios usados agora. Lula continua favorito, mas podemos ver uma virada, já aconteceu antes casos assim e a fragilidade e nervosismo do candidato explicam a mudança. Outro dado: o índice de rejeição dele voltou a ser o maior, 30%. Alckmim tem 19%. Este dado pode ser vital para o resultado no segundo turno. Lula ainda é favorito, mas o gato subiu no telhado.
Tenho visto pouca propaganda de Lula, digo, adesivos em carros, bandeiras, etc. Outro dado, conheço muito poucas pessoas que votarão em Lula. Tudo bem, o voto dele está em outra camada social, talvez onde não eu tenha acesso, mas mesmo assim, as pesquisas podem sofrer reveses. Vamos ver a "boca de urna". Acho que a intenção de voto em Lula mostra o famoso "voto envergonhado".
Seja o que Deus quiser, mas o PT faz trapalhadas que podem comprometer o Lula e já mostram o que pode ser o segundo mandato dele. Espero ainda que a oposição seja responsável, ou que o povo dê a lição a quem de direito, resgatando a dignidade e esperança.
Vamos ver, semana que vem teremos o desfecho da história toda.

quarta-feira, setembro 13, 2006

Alguém tem que mudar isso.

1-) Já avisei várias vezes. Clique no título e veja a notícia. É absurdo.

Lucro dos bancos cresce 40% em um ano, diz BCQuarta, 13 de Setembro de 2006, 9h09 Fonte: Investnews

Os 50 maiores bancos brasileiros registraram um crescimento de 40,3% no lucro líquido em um ano, segundo ranking do Banco Central (BC), relativo ao primeiro semestre deste ano. O lucro deste universo de instituições, que representam 84% do sistema financeiro brasileiro, ficou em R$ 17,4 bilhões no período, ante R$ 12,4 bilhões nos primeiros seis meses de 2005.
Os ativos totais somavam R$ 1,536 trilhão em 30 de junho, um crescimento de 19,9% em relação aos R$ 1,282 trilhão no mesmo mês do ano passado. O patrimônio líquido passou de R$ 118,7 bilhões para R$ 132,2 bilhões; e os depósitos totais, de R$ 563,3 bilhões para R$ 662,5 bilhões.
A rentabilidade também cresceu bastante, de 20,9% para 25,4%. O ranking do BC, que classifica as instituições pelos ativos totais menos intermediação financeira, ficou inalterado em relação ao que era há um ano e há seis meses. Nos primeiros dez lugares, permanecem Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Unibanco, Santander Banespa, ABN Amro Real, Safra, HSBC e Banco Votorantim.