Assuntos que me interessam: Política, Meio Ambiente, Economia, Tecnologia, Internet e um pouco de filosofia.
sexta-feira, outubro 09, 2015
Entendendo as pedaladas fiscais e o momento político
A batata dela está assando. E cada vez mais, com erros cometidos pela própria presidente.
Não sabia da gravidade dos erros cometidos nas contas públicas. Sabemos da celeuma e da bagunça que virou a conta da finança pública e praticamente o Brasil está quebrado.
Quem quiser ver mais detalhes, técnicos e esclarecedores, vejam estes dois programas com especialistas.
Miriam Leitão: Clique e veja - As consequências do julgamento no TCU das 'pedaladas fiscais'
Entre Aspas: Clique e veja - Entre Aspas: Especialistas debatem sobre as pedaladas fiscais
O trabalho foi técnico e estes programas com especialistas deixam claro os erros cometidos. A questão é discutir o tamanho do dolo e com certeza a incompetência que não fez as autoridades financeiras (Mantega e cia.) enxergarem o tamanho do problema que criavam. Ou viram?
Ano eleitoral agravou o problema, mas inocência acharem que passaria batido.
O Rasgaram as leis e as regras, isso tem consequências na democracia que tanto invocam, agora cabe os próximos passos.
Impeachment por crime de responsabilidade, mesmo crime comum que poderia ser tipificado, não entrarei na questão, melhor os juristas debaterem isso, mas está claro como a luz do sol.
Uma outra questão relevante e pode causar discussão: Será que os crimes no mandato anterior (2014) pode ser responsabilizado neste?
A menor consequência , com todos os recursos será a inelegibilidade de Dilma a cargos eletivos. Outras medidas podem vir, mas são incertas e discutíveis.
Ainda estamos sem rumo e sem norte. Ajuste fiscal simplesmente não é remédio para curar a doença ainda, é só um analgésico para preparar o país para entrar no rumo novamente. Não será fácil consertar estes anos de equívocos e porque não, irresponsabilidade.
Próximos passos:
1-) Comissão de Orçamento, onde a senadora Rose de Freitas do PMDB-ES será a relatora.
2-) Votação na Comissão, se aprovado na comissão deve ir a plenário e já definido, sessão do Congresso Nacional (CD e SF).
Há outras contas a serem apreciadas, mas parece que não interfere na apreciação desta, até porque é a única que teve rejeição pelo TCU.
Quanto tempo demora? No mínimo 90 dias e considerando final de ano, recesso, acho que lá para março teremos uma visão melhor.
Analistas e especialistas estão prevendo uma grande batalha jurídica entre os atores, com embate entre poderes e discussões jurídicas complexas. O desfecho disso será pelo lado político, mas precisa do embasamento jurídico que já existe neste relatório do TCU com relação a possíveis acusações de crime.
Podem tentar o impeachment antes? Podem, mas é pouco provável.
Se começar o processo será difícil segurar a inércia, seja pela classe política e mesmo pelo clamor das ruas. Em tempo de redes sociais, "zap zap" e na era da informação, será um rolo compressor.
Já disse e repito, não estou certo de que o impeachment é boa solução, política e mesmo econômica.
O caso do julgamento das contas da campanha no TSE corre em paralelo, mas é lenha na fogueira da crise política e institucional e claro, agravando a economia que está no fundo do poço.
Lá os ritos processuais são mais complexos do que o impeachment (não que impeachment seja menos complicado). Se der alguma coisa lá contra ela, será mais tarde, bem mais tarde.
Renúncia? Pode ser. Algumas informações midiáticas dão conta da depressão dela, da tristeza. Uma pessoa com a arrogância e soberba dela, com a falta de delicadeza e educação com as pessoas que a cercam, pode até "surtar" quando perder de vez a posição, aliás já perdeu.
Vamos acompanhando. Hoje disse a um amigo petista que o problema do Brasil é a falta de rumo, de um projeto futuro para resgatar a nação e a potencialidade. Não temos, nem vindo da oposição. Isso na minha visão agrava o problema, político e econômico.
terça-feira, outubro 06, 2015
Arte digital, figuras animadas.
Muito bacana. Tenho capturado todos que vejo, principalmente no FB.
Não conheço ainda a técnica, mas parece um GIF animado simplesmente. A criatividade está presente no maravilhoso mundo digital.
Vale a pena ver.
Não conheço ainda a técnica, mas parece um GIF animado simplesmente. A criatividade está presente no maravilhoso mundo digital.
Vale a pena ver.