Apuração primeiro turno completa: Clique aqui
Apuração segundo turno completa: clique aqui
Final | |
Aécio | 51.041.155 |
Dilma | 54.501.118 |
Diferença | 3.459.963 |
Real | 1.729.982 |
- Achei que Aécio ganharia por uma diferença pequena, errei. Aliás bola de cristal não existe e mesmo as pesquisas últimas retrataram a acirrada disputa.
- Fato curioso que soube só hoje. Aqui em MG o pessoal de Aécio chegou a receber notícias de que venceria. Liderou grande parte da votação com boa margem, mas quando chegou NE, PE e MG e N, acabou as esperanças. As urnas não mentem.
- Aécio perdeu pela diferença de 3.340.000 absolutos e 1.730,000 reais, porque se ele tivesse conseguido este número teria tirado de Dilma.
- O Brasil está dividido ( 52% x 48%) . Não vou entrar no mérito das regiões onde cada um ganhou e perdeu,deixo para os sociólogos, mas podemos inferir e concluir muita coisa. A principal delas é que aonde o governo é grande e forte e a sociedade dependente dele, Dilma ganhou, aonde a sociedade é maior do que o governo e menos dependente, Aécio ganhou. Isso mostra o retrato deste país. No Nordeste a votação de Dilma foi acima de 65% x 35%, e podemos inferir que se antes existia uma "indústria" da seca, explorada pelos "coronéis", hoje existe a "indústria" do Bolsa Família, explorada pelos "novos coronéis", muitos travestidos de socialistas de araque.
- Abstenção de 30 milhões de votos é triste. Quase 25% (somando branco e nulo), ou um quarto dos eleitores não se manifestou.
- Aécio perdeu a eleição em MG e PE. Se tivesse performado melhor nestes dois estados teria obtido estes 1.730.000 que me refiro aqui.
- Aécio teve em média 73% dos votos de Marina no primeiro turno. Ganhou no AC, terra dela,mas não conseguiu a mesma coisa em PE, onde conseguiu 63%. Podemos considerar que Lula e o PT são fortes no NE todo, é explicável.
- No Norte Aécio ganhou em alguns estados e perdeu em outros. Era esperado.
- No NE perdeu em todos, e muito forte com surra de 65% x 35% e até mais.
- Aécio ganhou no S e CO. SP e PR brilharam e deram uma grande vitória a ele, na verdade acho que é o voto anti PT. SP foi 64% x 36% pro Aécio e PR 60% x 40%. Bela vitória.
- No Rio ele até se saiu bem, mas poderia ter ido melhor. Acabou 55% x 45% pro Dilma.
- Olhem este quadro da votação de Aécio, Dilma e Marina em MG e PE:
Agora é enfrentar 2015. Temos problemas sérios. |
- Baixo crescimento econômico, recessão técnica já confirmada. Isso desaguará em desemprego e problemas sociais.
- Inflação pressionando forte, com o dilema de que a taxa de juro como ferramenta pode atrapalhar o crescimento necessário.
- Contas públicas estouradas, como maquiagem de números e endividamento crescente, tanto externa como internamente.
- Infraestrutura e custo Brasil precisam ser melhorados, já passou da hora.
- Reforma tributária , promessa de campanha
- Reforma política, promessa de campanha, mas sem ser por plebiscito, o povo não tem como opinar nisso, convenhamos.
- Reforma do código penal e processual
- Melhorar a saúde e educação, que mesmo na propaganda eles mostraram só as flores,sabemos que temos mesmo são espinhos, e grandes e afiados.
Sou patriota, tive meu lado, mas agora estou ao lado do Brasil. Vejo nuvens negras pela frente, crise econômica com certeza e política e institucional que parece se formar, mas somos maiores do que os políticos. Tenho fé e confiança neste país.