Agora leia esta: Dilma esta muito bem posicionada- Clique e leia e esta que é a prova que será difícil derrotá-la, pelo menos hoje: Clique e leia
Se a eleição fosse hoje, Dilma ganharia fácil no primeiro turno. Acontece que haverá muita coisa ainda, mas ela é franca favorita.
Acho que Marina não consegue montar sua base partidária, infelizmente, e Eduardo Campos, ainda incógnita mas tenho um "felling " que ele se comporá com Dilma.
Se Campos concorrer pode levar a eleição ao segundo turno e ajudará Aécio, mas eu acho pouco provável, mesmo com a movimentação que ele esta fazendo.
Os nanicos de sempre sem chance devem compor o quadro, e não vejo chance de aparecer um fenômeno como foi o caso de Collor em 1990.
Vamos lá:
- Isso é retrato momentâneo, não existe eleição ganha de véspera.
- Os sinais da economia levam a crer que não haverá "terremoto" que influenciará em 2014. A chance da oposição seria uma piora no quadro de emprego e renda, o que ainda parece pouco provável.
- Acho que os quadros estaduais se comporão a partir deste quadro, mas terá pouco influência para virar o resultado.
- Uma crise mundial poderia abalar o Brasil e mudar o quadro, economicamente, mas os sinais são poucos, aliás com o fortalecimento da economia americana para 2013 e 2014 e a China no seu ritmo só diminui esta chance.
O jogo começou. Claro que estou deixando aqui minhas impressões, são retrato deste momento e em eleição as coisas mudam, fatos exógenos podem acontecer. O quadro vai ficando mais lógico e racional com o andar da campanha e principalmente pela propaganda na TV.
Aécio terá qual discurso? Isso será estratégico se ele quer avançar e ter chances reais.
Vamos acompanhar e comentando aqui.